Informações para pacientes e visitantes do Hospital Geral

ATENÇÃO COM OS HORÁRIOS

HORÁRIO DE VISITAS

UTI- apartir das 14:30h
Enfermaria: 13:30h às 14:00h
Particular: 08:00h às 14:00h
Unimed Coletiva: 15:00h às 15:30h

TROCA DE ACOMPANHANTE

o6h às 07h 3omin
18h às 19h 3omin

Normas para Acompanhantes e visitantes

Crachá ou adesivo será entregue na recepção para o acompanhante e/ou visitante e deverá permanecer com o mesmo, enquanto estiver no hospital.

Medicamentos de uso contínuo: Ao internar trazer a cópia da receita das medicações que faz uso.

Não será permitido acompanhantes menores de 18 (dezoito) anos.

Não tragam crianças para fazer visitas. Hospitais abrigam pessoas doentes, inclusive doenças contagiosas.

Não visite pacientes se você estiver apresentando febre, gripe, resfriado, diarréia bem como qualquer doença transmissível.

É proibido fumar nas dependências do hospital conforme a LEI FEDERAL no 9.294/96.

Lave bem as mãos antes e depois de ter contato com o paciente.

O acompanhante deverá permanecer no quarto com o paciente, não sendo permitido circular em outros quartos e nem pelos corredores. SEMPRE MANTER SILÊNCIO

Se o seu familiar estiver em leito de isolamento, antes de entrar no quarto, é necessário dirigir-se ao Posto de Enfermagem do setor para receber orientações.

Não é permitido sentar ou deitar no leito do paciente.

A dieta do paciente é elaborada por nutricionistas de acordo com a orientação médica. Os alimentos serão ofertados pelo hospital de acordo com o estado clínico do paciente não podendo trazer alimentos de fora.

É necessário trazer para o paciente os itens de higiene pessoal, como escova de dentes, creme dental, sabonete, entre outros.

E proibido interferir no tratamento do paciente bem como mexer no soro, na medicação, curativos e outros procedimentos de competência exclusivamente da enfermagem. Se houver alguma dúvida, chame alguém da equipe de enfermagem.

O acompanhante pode ajudar na alimentação do paciente, no banho, na troca de fraldas e na mudança de posição do leito.

Colabore com o setor de higiene. Mantenho o quarto organizado e jogue o lixo em local adequado evitando fontes de contaminação.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS AO PACIENTE INTERNADO E ACOMPANHANTES

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

O serviço de Assistência Religiosa é comporto de dois
Capelães (Pastor e Padre) eé direcionado a todos OS pacientes,
nas seguintes dimensões: oferecer conforto espiritual, por
meio de visitas aos leitos; administração de sacramento e de
atos pastorais; celebração de Culto e Missas; e atividades
católicas.

Local 1° Andar

Ramal: 2202

6 Feira às 10h

CELEBRAÇÃO DE MISSAS

Local 1° Andar

Ramal: 2202

07:00h -13:30h -15:00h

CAPELANIA (Católicos e Evangélicos)

OUVIDORIA

O INSA dispõe de um Serviço de Ouvidoria para receber as
sugestões, reclamações e elogios. Cada paciente
acompanhante, familiar ou colaborador faz parte do processo
de melhoria do atendimento prestado pelo INSA. Por isso, é
importante que, em caso de insatisfação, o usuário entre
prontamente em contato com este Serviço, para resolução do
problema.
O trabalho é desenvolvido por meio de:
Recolhimento das “Pesquisas de Satisfação”, distribuidas a
todos os pacientes internados nos quartos ou enfermarias;
Recebimento de e-mails através do endereço eletrônico
ouvidorla@institutonsa.com.br;

Fone: 3621-2177

Ramal: 2202

Horário: 2° a 6° feira, das 09h as 13h

SERVIÇO SOCIAL

Este serviço tem como finalidade atender e
identificar as demandas no âmbito social dos pacientes
internados, além de realizar encaminhamentos e
solicitações àas redes sócio-assistenciais de origem do
paciente, possibilitando seu direito de acesso integral a
recuperação da saúde

Fone: 3621-2177

Ramal: 2202

PSICOLOGIA

O serviço de Psicologia Hospitalar do INSA, tem
por finalidade atender demandas de pacientes, familiares
e/ou responsáveis, visando o bem-estar fisico e emocional
dos indivíduos envolvidos na relação de produção de
saúdee de cuidados.

Fone: 3621-2177

Ramal: 2202

GUARDA DE PERTENCES

Em relação aos pertences deixados no hospital, os mesmos
ficarão guardados no setor de Guarda de Pertences para serem
retirados no máximo em 60 (sessenta) dias, após esse periodo
será encaminhado para doação.
Local: Almoxarifado

Local: Almoxarifado

Ramal: 2202

ESPAÇO CAFÉ

O INSA oferece o espaço café para os familiares dos
pacientes internados que queiram realizar alguma alimentação
nesse espaço, com sala VIP e demais acomodações.

Ramal: 2149

LOCAL: 3 Andar

CONSTITUEM DIREITOS DO PACIENTE E/OU FAMILIARES

Receber atendimento digno, atencioso e respeitoso, independente do seu posto ou graduação, raça, credo, cor, idade, sexo, orientação
sexual ou qualquer forma de preconceito;

Ser identificado pelo seu nome e sobrenome e não pelo nome de sua doença, número, código ou qualquer outra forma de identificação;
envolvidos em seu cuidado;


Poder identificar, por meio do nome ttuv e e da ua função, lunçao, os Os profissionais Receber informações em linguagem clara e compreensível acerca
de seu diagnóstico, opções terapêuticas e riscos envolvidos;


O paciente tem direito a consentir ou recusar procedimentos,
diagnósticos ou terapêuticos serem nele realizados.
Deve consentir de forma livre, voluntária e esclarecida com adequada informação. Quando ocorrerem alterações significantes no estado de saúde inicial ou da causa pelo qual o consentimento foi dado, este deverá ser renovado. Nos casos comprovados de incapacidade de manifestação consciente do paciente, este deverá ser legalmente representado.


Receber ou recusar assistência psicológica, social e religiosa;
 O paciente, criança ou adolescente, tem o direito de permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável durante a
internação;


O paciente idoso, com idade igual ou maior a 60 (sessenta) anos e os pacientes com deficiência terão atendimento preferencial imediato, respeitadas as situações de urgência/emergência. É assegurado o direito a acompanhante, salvo nos casos em que o médico assistente, por meio de justificativa escrita, entender pela impossibilidade deste
acompanhamento.

Dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados. Na impossibilidade, as informações devem ser prestadas por um familiar ou representante legal;

Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional
que assiste ao paciente, sendo responsável pelas consequências de sua recusa;
Conhecer e respeitar as normas e regulamentos da Ilnstituição;
Respeitar o direito dos demais pacientes, acompanhantes,
funcionários e prestadores de serviços da instituição;
Zelar e solicitar que seus visitantes, acompanhados também sigam e respeitem o direito dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços da Instituição.